20. Apresentando a nova série: Drops conceituais de Antropologia
Sobre conceitos.
Na nova temporada, a proposta do Antropocast é explorar o vasto repertório conceitual da Antropologia em pequenos episódios (chamados drops - termo da língua inglesa que significa "gota" e, por extensão, "pequenas doses").
Neste episódio introdutório, a reflexão levanta alguns pontos a serem considerados a respeito do repertório conceitual em uma determinada área de conhecimento.
Para manter a proposta de episódios curtos (drops), no nosso percurso, diante da complexidade das diferentes abordagens teóricas e metodológicas, vários conceitos deverão ser explorados em mais de um episódios, que serão como trilhas percorridas na mesma ilha em que pararmos. Isso acontecerá com exemplos clássicos, como o conceito de Cultura, Estrutura, Alteridade, para citar alguns.
Uma outra discussão feita aqui neste episódio é particularmente importante para estudantes da graduação, especialmente aqueles que estão elaborando seus TCCs. É muito comum acontecer nesses trabalhos de graduação a utilização completamente inadequada de conceitos porque não dialogam com o objeto, com a abordagem ou mesmo com a perspectiva teórica e metodológica do trabalho. Além disso, um mesmo conceito abordado por diferentes campos científicos, tem concepções e empregos bem distintos. Exemplos clássicos são os conceitos de Estrutura (que é usado na Física, na Economia, na Matemática, na Biologia) e Inconsciente (com sentidos diferentes na Psicanálise, na Antropologia e na Sociologia), por exemplo.
Usar bem um conceito é prestar atenção a esta adequação, o que vai revelar que você, de fato, domina determinado campo de conhecimento.
Em certa medida bem modesta, o Antropocast pretende te ajudar nisso.
Sugestão de Leitura:
Sem sugestões.
Siga-nos no Instagram: @antropocast
(Produção: Fred Lucio)
Ouça em qualquer tocador de podcast ou clicando aqui.